Artistas - Maria Beatriz Oliveira
Maria Beatriz Oliveira brilhou no palco do Young Guitar Masters (YGM) na Igreja de Beire, em Paredes, a 11 de dezembro de 2021, no contexto do YGM Paredes. O seu concerto, intitulado "Guitarra no Feminino", foi dedicado integralmente a peças de compositoras portuguesas.
- Nome
- Maria Beatriz Oliveira
- Circuito
- Ygm Paredes
Notícias YGM
Biografia
Maria Beatriz de Oliveira é licenciada em Performance e Mestre em Ensino da Música pela Universidade de Aveiro. No ano-letivo 2023/24 ingressou no Programa Doutoral em Música, na mesma instituição.
Iniciou os seus estudos em Guitarra Clássica no ano de 2005 tendo ingressado no Conservatório Regional de Setúbal (CRS), na classe da professora Filipa Pinto Ribeiro, em 2008. Nessa instituição foi convidada a ingressar em projetos como o Grupo de Música Contemporânea e a Orquestra de Guitarras, nos quais desempenhou o papel de solista diversas vezes. Nesse âmbito, participou em intercâmbios e colaborações com o Grupo de Música Contemporânea de Lisboa, o compositor Jaime Reis e os alunos da Licenciatura em Música da Universidade de Évora. Na vertente da Música de Câmara iniciou o seu percurso como membro do Quarteto de Guitarras do CRS.
Durante o seu percurso estreou obras de compositores como Clotilde Rosa, Jorge Peixinho, António Laertes e Inês Madeira Lopes e, recentemente, tocou como solista na estreia mundial do Concerto N.o 1 para Guitarra e Orquestra do compositor Rauhit Krishnan, com a Banda Sinfónica da PSP.
Tocou a solo e em agrupamentos de música de câmara em diversas salas nacionais, entre elas o Centro Cultural de Belém (Lisboa), Centro de Artes de Ovar, Fórum Luísa Todi (Setúbal), Auditório Municipal António Chainho (Santiago do Cacém), Cineteatro Alba (Albergaria-a-velha) e Pavilhão Multiusos de Gondomar.
Frequentou e assistiu a master classes com Martha Masters (EUA), Helen Sanderson (Inglaterra), Thomas Viloteau (França), Jonathan Leathwood (Inglaterra), Dejan Ivanovic (Croácia), Zoran Dukic (Croácia), Daniel Wolff (Brasil), Juan Almada (Argentina), Redmon O'Toole (Irlanda), Paulo Vaz de Carvalho (Portugal), Miguel Carvalhinho (Portugal) e Francisco Morais Franco (Portugal).
No que diz respeito à carreira artística, a guitarrista toca frequentemente em diversos pontos do país onde apresenta o seu recital a solo intitulado “Guitarra no Feminino”, que pretende dar a conhecer a obra para guitarra escrita por mulheres em Portugal. Em parceria com os Wakai Studios, tem vindo a gravar algumas dessas obras. Apresenta também a sua conferência “A mulher e a guitarra em Portugal” nas escolas de Ensino Artístico Especializado, onde dá a conhecer o catálogo compilado por si que conta com 135 obras para guitarra compostas por mulheres, desde o ano 1950 ao ano 2022. Além disso, faz parte de projetos de música de conjunto como o Duo Sin Tempo, com o guitarrista Francisco Canteiro, e o Quarteto Inês, com os guitarristas Rita Miragaia, Huayma Tulian e Daniel Fonseca.
Colabora, como reforço, com a Orquestra Portuguesa de Guitarras e Bandolins. A nível profissional, é fundadora do projeto MINI Guitar Studio, sediado em Aveiro, que tem como objetivo levar o ensino da guitarra a crianças a partir dos 3 anos, tendo como base um método inovador e totalmente adaptado à idade.
Testemunho
Maria Beatriz Oliveira no YGM
YGM Paredes
- Igreja de Beire
Young Guitar Masters em Números
- Concertos
- 35
- Locais Visitados
- 28
- Artistas
- 29
- Circuitos
- 5