Equipa - Nuno Cachada

Nuno Cachada é o fundador e diretor do projeto Português - Young Guitar Masters - uma iniciativa que nasceu em 2018 na cidade de Guimarães e que já foi implementado em várias cidades de Portugal. O projeto apoia e promove jovens guitarristas emergentes, facilitando o acesso a salas de concerto de norte a sul de Portugal.

Biografia

Guitarrista português, estudou com Litó Godinho, Canaveira do Vale, Miguel Carvalhinho e Ricardo Barceló, aperfeiçoando os seus conhecimentos musicais em Masterclasses com guitarristas de renome como Dejan Ivanovich, Eduardo Fernandez ou Ignacio Rodes.

É o fundador e diretor artístico dos projetos “Festival Internacional de Guitarra de Guimarães”, Concurso Internacional de Guitarra “Cidade de Guimarães” e Ciclo de Conferências FIGG, projetos estes membros da EuroStrings, a primeira plataforma Europeia no sector da guitarra clássica com apoio do Programa Europa Criativa da União Europeia.

Apresentou-se, a solo e em grupo, em Portugal, Espanha (Corunha, Madrid, Plasencia), Alemanha (Kaiserslautern, Wolfstein), Hungria (Budapeste, Szeged), Luxemburgo (Cidade do Luxemburgo) e Lituânia (Vilnius), actuando em vários festivais entre os quais se destacam: International Guitar Festival Szeged, Hungria; Festival de Música da Beira Interior; Festival de Guitarra de Castelo Branco; Festival Guitarras Mágicas; Festival de Guitarra de Tomar; Festival de Guitarra de Oliveira de Azeméis, Festival Bons Sons; Festival “Folk Plasencia”, Espanha; Festival “Summer in the City”, Luxemburgo, entre outros.

Alguns dos seus trabalhos foram divulgados na rádio e na televisão, nomeadamente na “Antena 1” e “Antena 2” da RTP; SIC, RNE; Rádio 3 da Rádio Televisão Espanhola; Canal da Extremadura; M5 - Televisão Nacional Húngara; e RTBF, Televisão de Rádio Belga.

Foi membro do júri em vários concursos internacionais de guitarra, nomeadamente "EuroStrings Competition 2018" (Zagreb, Croácia), EuroStrings Competition 2019” (Londres, Reino Unido); EuroStrings Competition 2020” (Zagreb, Croácia); EuroStrings Competition 2021” (Petrer, Espanha); “IGF Szeged International Guitar Competition”, (Szeged, Hungria); “Amarante International Guitar Festival and Competition” (Amarante, Portugal), Festival Internacional de Guitarra José Tomás - Villa de Petrer ( Petrer, Espanha).

A nível nacional, orientou masterclasses em cidades como Guimarães, Tomar, Leiria, Oliveira de Azeméis, Porto, Vila Nova de Gaia, Famalicão, Marco de Canavezes, Paços de Brandão.

No contexto pedagógico, Nuno é responsável pela organização de dezenas de masterclasses com figuras internacionais, como: Dejan Ivanovic; Michalis Kontaxakis, Ricardo Barceló, Costas Cotsiolis, Aniello Desiderio, Margarita Escarpa, Dávid Pavlovits, Daniel Cerovic; Hubert Kaeppel, Judicael Perroy, Brian Head; Robert Trent; Mateusz Kowalski, José Manuel Dapena, Pedro Rodrigues, entre outros.

É o fundador e diretor do projeto português - Young Guitar Masters (YGM) - organizado pela Associação 3M. Este projeto colaborativo apoia e promove jovens guitarristas emergentes, facilitando o acesso a salas de concerto de Norte a Sul de Portugal.

É cofundador de “O Tempo Não Parou”, projeto criativo que envolve dezenas de artistas e que surge num contexto de tragédia causada pela Covid-19. Este projeto foi cofinanciado pelo Ministério da Cultura Português e é apoiado pelo programa Impacta do Município de Guimarães.

Em 2018 fundou a “3M”, Associação sem fins lucrativos com visão multidisciplinar, envolvendo em seus projetos diversas áreas do saber como a música, o património, a tecnologia ou as neurociências.

A par da sua atividade como pedagogo e concertista, mantém atividade como compositor, produtor e arranjador, sendo responsável por transcrições e arranjos para guitarra de conhecidos compositores portugueses, como José Afonso e Carlos Paredes.

Nuno Cachada é também um Full Stack Web Developer. A sua incursão no mundo da tecnologia surgiu em 2014, quando fundou o Festival e Concurso Internacional de Guitarra de Guimarães. Desde então, tem trabalhado como freelancer utilizando tecnologias como WordPress, PHP, MySQL, JavaScript, React, Next.js, Node.js, Express.js, MongoDB, WebGL, Three.js e GSAP, LangchainJs, entre outras, para criar websites para projetos empresariais e relacionados com música.

Nos seus projetos pessoais, tem explorado aplicações impulsionadas por inteligência artificial (IA) e procurado formas inovadoras de melhorar a experiência de aprendizagem musical.

No âmbito da sua atividade tecnológica, é o criador do Youngy, um assistente virtual alimentado por inteligência artificial (IA) projetado para os concertos do Young Guitar Masters.

É professor de guitarra nos Conservatórios de Música de Guimarães e Felgueiras.

Outros membros da Equipa

Daniel Lemos

Daniel Lemos guitarrista, professor e diretor artístico do Young Guitar Masters Penafiel e Young Guitar Masters Paredes.

Ler mais

João Moita

João Moita, guitarrista, professor e diretor artístico do projeto português - Young Guitar Masters Bairrada.

Ler mais

Deixa a tua paixão pela guitarra brilhar nos palcos do Young Guitar Masters. Esta é a tua oportunidade de fazer história no circuito do YGM.