Património - Igreja Antiga da Sobreira
A Igreja Antiga da Sobreira, localizada na freguesia de Sobreira, concelho de Paredes, é um edifício religioso com origem medieval. Foi o palco do concerto da jovem guitarrista Beatriz Pinto no Young Guitar Masters Paredes, no dia 17 de dezembro de 2022
- Concelho
- Paredes
- Freguesia
- Sobreira
- Cronologia
- Origem medieval, ampliada no século XVIII e construção da torre no século XIX
- Orago
- São Pedro
Descrição
A igreja situa-se em terrenos que foram do Mosteiro de Paço de Sousa, tendo sido sua sufragânea até ao século XVI. O pároco era reitor de apresentação pelo Deão da Sé do Porto. Em 1791 o mosteiro reivindica a recuperação do padroado, mas sem resultado positivo.
Em 1806 são feitas grandes obras na capela-mor e sacristia promovidas pelo Deão da Sé do Porto, conforme ficou materializado em inscrição sobre a porta da sacristia: " O REVERENDO LUIS PEDRO DE ANDRADE / BREDERO DE DEÃO DA SÉ DO PORTO / E PADROEIRO IN SOLIDUM DESTA IGREJA / VENDO A RUINA DA CAPELA MOR E SA / CRISTIA A MANDOI DEMOLIR A FUNDAMENTIS A / FES TODA DE NOVO COM MAIS DES PALMOS DE / FUNDO FES ALTAR TRIBUNA E PANO DE SÃO PEDRO / FOI BENZIDA COM TODA A SOLENIDADE POR COMISÃO / DO EXCELENTISSIMO SENHOR BISPO PELO REVEREDO REITOR DA MESMA / IGREJA EM 24 de JUNHO DE 1806". Do lado oposto a esta inscrição encontram-se as armas do padroeiro. No teto da capela-mor surge em estuque uma enorme cruz papal. O retábulo-mor de talha neoclássica, pintada de branco e dourado, definido por duas colunas coríntias, tem ao centro, tribuna e trono expositivo com remate em frontão triangular e o tímpano ornado pelos símbolos papais. Os retábulos laterais e colaterais são semelhantes, de talha pintada de branco e dourado.
Em 1874 foi construída a torre sineira por Brasileiros de Torna-viagem como se lê na inscrição: "MANDADA EDIFICAR POR / ANTÓNIO DA ROCHA NOGUEIRA, / BERNARDINO DA CUNHA LEÃO E IRMÃOS / RESIDENTES NO BRASIL. EM 1874". A fachada é revestida a azulejo de padrão em monocromia, encontrando-se sobre a porta principal um painel de azulejo a representar o orago e com a data de 1866.