Artistas - Francisco Luís
Francisco Luís destacou-se em duas atuações no Young Guitar Masters (YGM) de Paredes, com uma presença marcante na Capela da Casa da Torre a 22 de dezembro de 2018. A sua performance na Igreja de Vandoma, a 19 de dezembro de 2020, foi adaptada ao formato online devido às condicionantes da pandemia.
- Nome
- Francisco Luís
- Circuito
- Ygm Paredes
Notícias YGM
Biografia
Vencedor de mais de 40 prémios internacionais, Francisco Luís é um dos guitarristas portugueses mais aclamados da sua geração. Nascido em Caldas da Rainha a 22 de julho de 1998, iniciou os seus estudos aos 10 anos no Conservatório de Caldas da Rainha com o Professor Luís Roldão. Após 5 anos de estudos na sua cidade natal, prestou provas para a Escola de Música do Conservatório Nacional em Lisboa, onde foi admitido e iniciou estudos com Eurico Pereira. Além do seu foco na guitarra solo, Francisco teve aulas de música de câmara com Júlio Guerreiro e Paulo Amorim, e estudou baixo contínuo com Helena Raposo. Em termos de teoria musical, aprendeu análise e técnicas de composição com os compositores Daniel Schvetz e Eurico Carrapatoso.
Em 2015, interpretou o emblemático Concierto de Aranjuez de J. Rodrigo com a orquestra sinfónica do Conservatório Nacional de Lisboa, no Cinema/Teatro São Jorge. Após concluir os seus estudos em Lisboa, Francisco Luís foi aceite no Conservatório de Maastricht, onde iniciou a sua licenciatura com Carlo Marchione e aulas técnicas com Roman Krejici. Após concluir os seus estudos em Maastricht com distinção (10/10), mudou-se para Den Haag, onde completou o mestrado no Conservatório Real, com o Professor Zoran Dukic.
Francisco atuou em mais de 10 países diferentes, incluindo algumas das mais renomadas salas de concerto da Europa, como o Musikverein (Viena), Casa da Música (Porto), Palácio da Ajuda (Lisboa), Parkstad Limburg Theaters (Heerlen), entre outras.
Francisco Luís conquistou prémios em muitos concursos internacionais, incluindo 20 primeiros prémios. Entre eles, recebeu o 1.º prémio no Festival Internacional de Guitarra de Iserlohn, 1.º prémio no Festival Internacional de Guitarra do Báltico, 1.º prémio na Fundação de Guitarra da Flórida, 1.º prémio no Festival Internacional de Guitarra de Aalborg, 1.º prémio no Festival Internacional de Guitarra da Albânia, etc. Recentemente, foi também premiado com o 2.º prémio (1.º não atribuído) no prestigiado Concurso Internacional de Guitarra de Koblenz (Hubbert Kappel).
Em 2020, Francisco tornou-se membro da EuroStrings, sendo o primeiro guitarrista português a fazer parte deste programa. Durante este projeto, Francisco realizou digressões pela Europa, onde deu concertos a solo, masterclasses e participou em várias atividades musicais, marcando presença em alguns dos mais importantes festivais da comunidade da guitarra clássica.
Francisco Luís realizou várias gravações profissionais em estúdios aclamados, nomeadamente na Siccas Guitars, em Karlsruhe (Alemanha) e na Galerie de Luthiers em Lyon (França). Francisco é também artista oficial no canal Resonant Connections Media (Países Baixos), propriedade de Michael Ibsen (Canadá) e Steven den Toom (Países Baixos), onde não só gravou a solo como também os seus próprios arranjos de peças de Fauré e Schubert (The Hague Guitar Duo).
A habilidade de interpretação de Francisco e as suas profundas interpretações tocaram muitos públicos diversos, apresentando uma ampla variedade de estilos no seu repertório, destacando características inovadoras como a improvisação clássica, arranjos e composições próprias. Carlo Marchione, renomado guitarrista italiano, afirmou que "Francisco reúne todas as qualidades esperadas de um grande músico, não menos a capacidade, impossível de aprender (mas resultado de um precioso e raro talento natural) de interpretar a sua música com um sentido tocante de inevitabilidade e naturalidade”
Francisco Luís no YGM
YGM Paredes
- Igreja de Vandoma
- Capela da Casa da Torre
Young Guitar Masters em Números
- Concertos
- 35
- Locais Visitados
- 28
- Artistas
- 29
- Circuitos
- 5