Património - Igreja de Vandoma
A Igreja de Santa Eulália de Vandoma, situada na freguesia de Vandoma, concelho de Paredes, data dos finais do século XVII e inícios do século XVIII. A 19 de dezembro de 2020, este emblemático edifício foi o cenário escolhido para o concerto de Francisco Luís, integrado no Young Guitar Masters Paredes. Face ao contexto pandémico da época, o concerto foi disponibilizado através de transmissão online.
- Concelho
- Paredes
- Freguesia
- Vandoma
- Cronologia
- Século XVIII
- Orago
- Santa Eulália
Descrição
A igreja de Santa Eulália de Vandoma foi construída nos finais do século XVII, início do século XVIII, em substituição da anterior que se localizava no lugar de Passais, no cimo da Serra, conhecida, desde da Idade Média, como Bendoma, a partir da fundação de um ermitério dedicado a Santa Eulália e que nos finais do século XII pertencia à Ordem Premonstratense.
Teve carta de Couto por D. Afonso Henriques. A partir dos finais do século XVI passou a Abadia Secular, anexa ao Colégio de São Lourenço da Companhia de Jesus, no Porto. Ali conservou o nome de Igreja do Mosteiro de Vandoma até ao ano de 1700.
A atual igreja é de planta longitudinal composta por nave e capela-mor e uma torre sineira lateral. No interior foi alvo de grandes alterações. A Capela-mor possui, na parede testeira, mísulas com imaginária e sacrário de talha com a porta ornada por cruz envolvida por resplendor.
Os retábulos laterais encontram-se embutidos nas paredes e são de talha pintada de branco, azul e dourado com quatro colunas torsas.