Património - Igreja de Beire
Igreja de Beire, localizada na freguesia de Baltar, concelho de Paredes, é uma construção do século XVI. Foi palco do segundo concerto da IV edição do Young Guitar Masters Paredes no dia 9 de dezembro de 2021 . Maria Beatriz de Oliveira apresentou “Guitarra no feminino”, com obras de compositoras portuguesas como Clotilde Rosa, Ângela da Ponte e Inês Badalo.
- Concelho
- Paredes
- Freguesia
- Beire
- Cronologia
- Construção do século XVI
- Orago
- São Miguel
Descrição
Beire era terra de famílias de escultores com habilidade especial para fazerem imagens de santos em madeira, compreendendo as artes de entalhar, pintar e dourar. Tudo sem Escola senão a paterna.
A igreja de São Miguel localizada em terras de El-rei, no século XVII já era Abadia e a apresentação do abade era pela Casa de Marialva. Foi alvo de várias visitações e muitas recomendações, nomeadamente o douramento do retábulo-mor, do sacrário e da tribuna. Foi advertido que se fizesse uma imagem nova, pequena, de Nossa Senhora do Rosário, para as procissões, por a existente estar indecente, assim como uma de São Roque, também por estar indecente, sob pena de pagarem 2 mil reis se não tivessem concluído no prazo de dois meses.
Igreja de planta retangular. Frontão com cruz latina enriquecidas nas extremidades e base curvilínea implantada no vértice. No telhado, do lado direito, sobressai um campanário ou torre sineira com dois sinos embutidos em arcada e cornija saliente. A fachada principal é simples e lisa, revestida a azulejo. Lateralmente há uma porta de ombreiras chanfradas, impostas curvadas para o interior onde assenta o lintel em forma de U reto decorado por dois semicírculos unidos.