Património - Igreja de Bitarães
A Igreja de Bitarães, localizada na freguesia de Bitarães, concelho de Paredes, tem origem medieval e foi reconstruída em 1757. Foi o palco do quinto concerto do Young Guitar Masters Paredes com o Duo Sirius, composto pelos guitarristas Márcio Silva e Diogo João, no dia 24 de agosto de 2019.
- Concelho
- Paredes
- Freguesia
- Bitarães
- Cronologia
- Origem medieval e reconstruída em 1757
- Orago
- São Tomé
Descrição
Igreja construída no século XVIII em substituição de uma outra que terá sido erguida, segundo a tradição, por iniciativa da infanta D. Mafalda, filha de D. Sancho I, na primeira metade do século XIII.
A fachada principal revestida a azulejos possui um frontão semicircular, rematado por dois plintos com uma urna e encimado por uma cruz, ladeado por dois campanários coroados por volutas. O portal principal está decorado com motivos curvilíneos e rematado por um pequeno frontão semicircular interrompido, a partir do qual arranca um plinto circular, decorado com motivos florais, onde assenta o santo padroeiro. Este templo possui o teto em caixotões com pinturas religiosas, as da capela-mor contam a história da vida de Jesus, desde o nascimento até à morte e as da nave representam imagens de apóstolos e santos. Nas paredes laterais da nave há quatro grandes telas suspensas figurando a boa morte, o purgatório, o inferno e o paraíso. Possui ainda o altar-mor de talha dourada em corpos brancos e um presépio característico da escultura miniatural barroca. Esta igreja está classificada como Imóvel de Interesse Público, desde 1982.