Património - Igreja de Gandra
Igreja de Gandra, localizada na freguesia de Gandra, concelho de Paredes, é uma construção de origem medieval que foi (re)construída no no século XVIII. Foi palco, no dia 28 de janeiro de 2023, do segundo concerto da quinta edição do Young Guitar Masters Paredes. Miguel Matos foi o guitarrista convidado.
- Concelho
- Paredes
- Freguesia
- Gandra
- Cronologia
- Origem medieval (re)construída no século XVIII
- Orago
- São Miguel
Descrição
Igreja de evocação ao Arcanjo São Miguel, com prováveis origens no século XII, localizada em terras do rei, mas distante das habitações. (Re)construída no início do século XVIII, constitui um conjunto arquitetónico bastante simples, é abadia e o pároco apresentado pelo Papa, pelo bispo do Porto e pelo Senhor do Balio de Leça, em alternativa. O rendimento do passal é para a Ordem de Malta.
A fachada é revestida a azulejo e a porta principal é envolvida por caixilho de granito configurando duas singelas colunas adossadas e coroada por um frontão triangular encimado por um pequeno pedestal com uma esfera. Superiormente um pequeno painel de azulejo alusivo ao padroeiro ladeado por dois janelões. No interior, o teto é adornado de pinturas alusivas a figuras bíblicas. O imponente arco cruzeiro é encimado por uma representação do purgatório. A capela-mor acolhe um magnifico retábulo em talha, com trono eucarístico, do período Barroco. Nesta igreja, no dia Santo Amaro, acorriam romeiros devotos de todos os lados, para oferecerem ex-votos em agradecimento das graças concedidas. O arraial transformava-se numa feira aonde, entre muitas coisas, se vendiam pavios de cera que todos os devotos compravam a acendiam no altar do Santo.