Património - Igreja de Lordelo
Igreja de Lordelo, localizada na freguesia de Lordelo, concelho de Paredes, é uma construção de origem medieval que foi reconstruída no no século XVII. Foi palco, no dia 27 de novembro de 2022, do primeiro concerto da quinta edição do Young Guitar Masters Paredes. João Diogo Leitão desafiou barreiras estéticas e tradições, através de uma abordagem inovadora à viola braguesa.
- Concelho
- Paredes
- Freguesia
- Lordelo
- Cronologia
- Origem medieval com reconstrução no século XVII
- Orago
- São Salvador
Descrição
A igreja de São Salvador de Lordelo tem origens no antigo Mosteiro que remonta ao século XII. O mosteiro de Lordelo e paróquia de São Salvador, da ordem dos cónegos regrantes de Santo Agostinho era de poucos rendimentos, apesar de ter como patronos e protetores famílias nobres locais como os Brandões, deve ter sobrevivido até finais do século XV. Nesta altura sem capacidade de sobrevivência, reduz-se em abadia secular. Em 1547 é abadia de apresentação in solidum do Bispo do Porto, apesar de se continuar a chamar de mosteiro como se verifica aquando do douramento do sacrário e retábulo em 1684, quando o padre Francisco Costa Homem se refere ao facto escrevendo “…retábulo desta sua igreja e mosteiro de Lordello…”. Refira-se que, nesta altura, a obra de douramento foi adjudicada a Manuel de Sousa Vieira do lugar de Alvre, freguesia de Aguiar de Sousa.
No interior, ainda encontramos evidências de origem românica como se observa no arco triunfal levemente apontado, de dupla arquivolta, sendo que a interna assenta em colunas assentes em duplo plinto, o superior ornado por frisos fitomórficos e elementos zoomórficos, tendo capitéis de decoração fantástica e folhagem, ao gosto românico.
A Capela-mor de paredes revestidas a azulejo de padrão policromo, com padronagem seiscentista, tem o retábulo de talha neoclássica, pintado de branco e dourado. A casa anexa corresponderá ao antigo convento, é de planta retangular, com corpo central a ocupar o lugar do primitivo claustro.