Património - Igreja de Mouriz
A Igreja de Mouriz, localizada na freguesia de Mouriz, concelho de Paredes, é um edifício datado dos séculos XVII -XVIII. Foi o palco do concerto do guitarrista Márcio Silva, na terceira edição do Young Guitar Masters Paredes, no dia 28 de novembro de 2020.
- Concelho
- Paredes
- Freguesia
- Mouriz
- Cronologia
- Séculos XVII -XVIII
- Orago
- São Romão
Descrição
De acordo com alguns estudos, a paróquia de Mouriz terá tido origens desde a segunda metade do século VI. A igreja paroquial foi alvo de várias reconstruções e ampliações ao longo dos tempos, nomeadamente, no século XVII, com a elaboração do retábulo-mor ao gosto maneirista, tudo de bom ouro e tintas finas. A obra foi posta a pregão em praça pública, na Casa do foral das audiências do antigo Concelho de Aguiar de Sousa que, à época, se localizava no lugar da Paredes.
Em 1623 teve o benefício e honra de ser Comenda de Cristo. Em 1758 a apresentação do Pároco era feita, em alternativa, pelo Colégio da Graça de Coimbra, pelo Mosteiro de Cete dos Ermitas de Santo Agostinho. O terramoto de 1755 arruinou a capela-mor na parte norte, tendo sido concluída a sua reedificação em 1880. Nesta altura foi pintada a óleo sobre tela, que resguarda a tribuna, um resplendoroso ostensório dourado e quatro rostos alados,São João Evangelista, Santa Maria, São Romão e São Basílio, bispo do Porto. Os retábulos, atualmente são ao gosto neoclássico.
Arquitetonicamente é de planta retangular, de volume único. Na fachada principal, o portal é de tradição renascentista. No século XVIII destacava-se a festividade em honra de Santa Ana à qual acorriam gentes da freguesia à volta em procissão e rogações.